casadopovoantiquario

Zanine_Caldas

Zanine Caldas foi um grande arquiteto! Mesmo sem ter frequentado a faculdade de arquitetura, adquiriu muito conhecimento na área em sua trajetória profissional.

Nasceu na Bahia, mas começou sua vida profissional como maquetista aos 20 anos no Rio de Janeiro, onde teve a oportunidade de trabalhar até com Oscar Niemayer! A ocasião lhe proporcionou um trabalho de grande renome: foi responsável até pelas maquetes da criação de Brasília, que se tornaria então a capital do Brasil. Depois, fundou em sociedade a “Móveis Artísticos Z”. Mais tarde, foi o responsável também pela criação do Centro de Desenvolvimento das Aplicações (DAM).

Zanine Caldas tinha influências modernistas e é famoso até hoje por seus móveis de madeira. Por mais que utilizasse esse material, ele acreditava na preservação do meio ambiente: utilizava madeiras de demolição e essencialmente brasileiras.

Seus móveis agradavam muito a classe média na época dos anos 40 e foi um dos primeiros a apostar na industrialização dos móveis. Hoje em dia, seu design moderno e rústico e o valor agregado aos móveis ao longo do tempo tornaram suas peças muito apreciadas.

Em sua trajetória, chegou a lecionar na faculdade de arquitetura da USP mesmo sem a formação na área. O título de arquiteto honoris veio por conta da sua vasta experiência na área.

Quem pensa que sua fama veio fácil, se engana. Ele foi reconhecido primeiro internacionalmente, depois nacionalmente – mas o sucesso veio para ficar!

Zanine Caldas faleceu em 2001 aos 82 anos, mas um de seus filhos, também arquiteto, continua o legado de seu pai fabricando várias peças. Trabalha com a madeira, mas é livre em relação aos outros materiais.

Sobre Zanine, fica seu principal pensamento: “Mais importante do que o notório saber é o notório fazer”. Ele, mais do que ninguém, provou que sua experiência profissional foi tão valiosa quanto os estudos.

Confira as obras de Zanine Caldas:

zanine caldas móveis

zanine caldas móveis

zanine caldas móveis

zanine caldas móveis

zanine-caldas-cadeira


Você adora móveis e artigos de decoração antigos? Confira agora lindas peças para venda!