Você conhece a história da boneca Susi?

casadopovoantiquario

Susi é uma boneca criada no Brasil, certo? Errado! Apesar de ser considerada brasileira ela é uma cópia perfeita da boneca Sindy, que começou a ser fabricada na Inglaterra a partir de 1953, e é até hoje, pela Pedigree Dolls & Toys. Sindy foi criada para competir com a boneca Barbie, da Mattel, no mercado inglês. Passou a ser fabricada no Brasil com outro nome, porém com o mesmo intuito, desbancar a queridinha boneca Barbie.

Em 1966 foi lançada oficialmente no mercado de brinquedos brasileiro a boneca Susi, pela Estrela, que introduziu o conceito de Fashion Doll com o lançamento desse produto. Depois de um tempo no mercado, a fabricante viu que precisaria inovar e em 1970 criou o Beto, namorado da Susi.

Após 19 anos de seu lançamento, em 1985, a boneca parou de ser fabricada. Ela ficou bastante tempo fora do mercado, em 1997 Susi foi relançada e foi um sucesso, 20 milhões de bonecas foram vendidas. Em 2007 a boneca foi repaginada e ganhou uma cara mais atual, suas pernas ficaram finas e delineadas, além de a cintura ter ficado mais fina e os seis maiores. Por ter um preço mais acessível, a boneca foi adotada pelos brasileiros e está no mercado até hoje, desde a tradicional até as temáticas. Confira através de fotos a evolução da boneca Susi.

1. Em 1966

boneca Susi



2. Em 1970, lançamento do Beto.

boneca Susi



3. Em 1972

boneca Susi



4. Em 1997, quando foi relançada pela Estrela

boneca Susi


5. Em 2007, ganhou um visual mais atual

boneca Susi