casadopovoantiquario

O fundador da LEGO, Ole Kirk Christiansen era um mestre carpinteiro na Dinamarca, de família humilde, Ole vivia do trabalho em sua oficina de carpintaria. A inovação e a criatividade levaram Ole a construir uma das empresas mais respeitadas do segmento de brinquedos no MUNDO.

História

Em 1916, Ole Kirk Christiansen, comprou uma loja de artigos de madeira em Billund (Dinamarca) que tinha sido fundada em 1895. Ole Kirk ganhava a vida construindo casas e móveis para os fazendeiros da região de Billund.

A oficina de Kirk foi totalmente destruída em 1924 por conta de um incêndio causando acidentalmente por dois de seus filhos.

No entanto, Kirk era um homem otimista e visionário, encarou a tragédia como uma oportunidade para reconstruir sua oficina e deixa-la ainda maior.

Devido a problemas econômicos da época, Kirk estava sempre em busca de novas formas para diminuir os custos de produção dos seus produtos, até porque poucas pessoas estavam dispostas (financeiramente) a reformar ou construir casas, comprar mobília nova ou reformar as existentes.

Então Kirk começou a produzir versões em escala reduzida dos seus produtos, que inicialmente eram apenas como mostruário. Mas essa nova forma de exibir seus produtos foi o que deu inspiração para Kirk começar a produzir brinquedos.

Uma informação “não oficial” da história de Kirk diz que, em 1932 a oficina estava quase fechando devido a pouca demanda, quando a agência de desenvolvimento local encorajou Kirk a fabricar brinquedos.

O ano de 1932 foi o ano em que a produção dos brinquedos de madeira criados por Ole Kirk começaram a ser produzidos e vendidos.

Os brinquedos que Kirk criava eram aqueles brinquedos clássicos de madeira; Porco-mealheiro (cofrinhos), carrinhos de puxar, caminhões, cavalinhos.

Na década de 1930 o famoso “ioiô”, deu a Kirk uma demanda interessante, que o fez desafogar um pouco da pouca demanda do mercado, até  que repentinamente o “ioiô” saiu de moda.

Então, novamente  Ole fez de um problema uma oportunidade,  usando os “ioiôs” parados como rodas em um caminhão de brinquedo. Nessa mesma época, o filho de Kirk, Godtfred Kirk Christiansen, começou a ajudar o pai na oficina.

A partir de 1934, Kirk havia empregando seis funcionários, e a oficina de brinquedos passou a ser a usar o nome “LEGO”. O nome surgiu quando Kirk resolveu fundir duas palavras: “Leg e Godt”, que em dinamarquês significa “Brincar bem – Jogar bem”. A linha de brinquedos de madeira continuaria em produção até 1960.

Em 1950 o plástico começou a se difundir, Ole Kirk mais uma vez acompanhou a tendência e começou a fabricar brinquedos com o “novo material”.

Um dos primeiros brinquedos que Kirk criou foi um caminhão que podia ser montado e desmontando, uma inovação para a época.

Na década de 40, Ole Kirk e Godtfred receberam amostras dos brinquedos produzidos pela Kiddicraft, que eram chamados de “Kiddicraft Self-Locking Building Bricks”. Esses brinquedos foram criados por Hilary Harry Fisher Page.

No ano seguinte, em 1947,a LEGO começou a produzir e vende-los com o nome de “Automatic Binding Bricks”. Em 1953, esses blocos mudaram de nome e passaram a ser chamados de: “LEGO Mursten”.

Brinquedos de plástico não agradavam o público da época,  na verdade não era bem visto nem pelos comerciantes,  parecia que os brinquedos de plástico nunca seriam tão vendidos quanto os de madeira.

Em 1954 seu Godtfred, tornou-se o diretor-administrativo.  Nesse mesmo ano, ele participou  de uma feira de brinquedos onde escutou comentários de um possível comprador que se queixava da inexistência  de um tipo de brinquedo que atendesse  diversas faixas etárias.

Godtfred então decidiu montar um sistema de brincadeiras e aprendizado. “Até que o produto foi lançado no mercado um ano depois, em 1955, com o nome ”LEGO System of Play”.

Mesmo com um grande potencial, os “tijolos” ainda tinham alguns problemas técnicos: O encaixe entre as peças era um pouco limitado e não eram muito versáteis, permitiam apenas  a construção de casasinhas, veículos e figuras simples.

Foi apenas em 1958 que o design do “tijolo” foi estabelecido: os blocos foram aprimorados com tubos vazados. O novo design juntamente com o novo conceito, fizeram as vendas crescerem rapidamente. Nesse mesmo ano, Ole Kirk faleceu, deixando Godtfred a frente da empresa, e a LEGO já tinha se transformado no brinquedo mais popular da Europa Ocidental.

Em 1959, a empresa criou a ”Divisão Futura”, um departamento que passava a ser responsável pela criação de novos conceitos a serem aplicados nos brinquedos.

No ano seguinte, 1960, novamente um incêndio destruiu parte de um depósito da empresa, onde a maior parte do estoque dos brinquedos de madeira foi atingida. Neste momento a empresa tinha uma linha de brinquedos de plástico muito mais forte do que os de madeira, então a empresa decidiu parar a produção da linha em madeira após o incidente. No final desse mesmo ano a empresa já tinha 450 funcionários.

Já em 1961, os brinquedos começaram a ser comercializados nos Estados Unidos, neste ano, e no seguinte, foi iniciada a produção das primeiras rodas LEGO, um grande passo para  a marca,  permitindo que as crianças montassem carros, ônibus, caminhões e etc.

No mesmo período a LEGO começou a fabricar e vender os primeiros conjuntos de brinquedos direcionados para a “pré-escola”, além disso, assinou contrato com a Samsonite que passou a produzir e comercializar os produtos da LEGO no Canadá, esse acordo foi mantido até 1988.

Em 1964, os brinquedos da LEGO passaram a ter os primeiros com instruções de montagem.

O LEGO Train System, um dos produtos mais populares da LEGO chegou em 1966.

No dia 7 de Junho de 1968, aconteceu a expansão oficial da LEGO no parque temático LEGOLAND, em Billund, cidade-natal cada marca. Nesse ano, atingiu mais de um milhão de conjuntos vendidos.

No inicio dos anos 70 o crescimento da empresa foi tão grande que a principal dúvida da equipe era como administrar e controlar o grupo. Para se ter uma ideia, nessa época a empresa tinha mais de 900 funcionários.

Com a incrível visão de mercado que Godtfred havia herdado de seu pai decidiram criar conjuntos específicos para meninas, com casasinhas de bonecas, mobiliários. No ano seguinte, em 1972 a criou novas figuras para os meios de transporte, com o lançamento de barcos, navios, todos com cascos que realmente flutuavam.

Em 1972, o filho de Godtfred, Kjeld Kirk Kristiansen  foi integrado à administração do Grupo, após ter se formado em Negócios.Foi Kjeld o responsável pela criação de um Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento.

Um dos principais ícones da LEGO foi lançado em 1974. Os bonecos de figuras humanas receberam braços articulados e foram lançados, o que resultou em um Record de vendas dos conjuntos “LEGO Family”. Nesse ano foi inaugurada uma fábrica própria em Enfield, Connecticut, nos Estados Unidos da América.

As “minifigs”, com braços e pernas articulados emrostos sorridentes foram lançadas em 1978.

Em 1979, o universo LEGO saía da Terra e lançou o conjunto “LEGO Space” com “minifigs” de astronautas, foguetes espaciais, veículos lunares novamente um sucesso de vendas. No mesmo ano, Kjeld foi nomeado presidente da LEGO.

Percebendo a utilidade que os brinquedos da LEGO tinham para o segmento educacional a empresa fundou o Departamento de Produtos Educacionais em 1980.

Em 1983 os “minifigs” ganharam um reino de cavaleiros, com a introdução dos primeiros conjuntos de castelos.

Os conjuntos Light & Sound fizeram sua estreia em 1985, com a nova linha era possível acender luzes, emitir sons , além de outros acessórios. Outra grande novidade foi inauguração da fábrica na cidade de Manaus, no Brasil.

Em 1986 a linha LEGO Pirates foi lançada, esse conjunto de trouxe novas características aos “minifigs”, rompendo a tradição do sorriso dos “minifigs”.

A década de 1990 foi marcada por diversos avanços tecnológicos e inovações, como a linha Model Team que iniciou com a apresentação de três conjuntos, que incluíam carro de corridas e um veículo off Road, com níveis de detalhes nunca vistos antes.

Nesse ano o Lego Group se tornou uma das dez maiores empresas de brinquedos do mundo, sendo a única empresa europeia.

Em 1999 a LEGO iniciou a produção dos primeiros conjuntos produzidos sob licença como; Star Wars. Posteriormente entraram; Spider-Man, Harry Potter, Jurassic Park, Homem de Ferro, Batman, Senhor dos Anéis e muitas outras.

Atutalmente

Hoje o LEGO Group é uma empresa transnacional presente (comercialmente) em mais de 140 países, com mais de 10 mil funcionários.

LEGO Brasil

A LEGO começou no Brasil em 1986, com uma fábrica própria em Manaus e um escritório em São Paulo. Essa fábrica foi fechada em 1998 e, desde então todos os produtos LEGO no Brasil passaram a ser importado, surgiu então uma decisão da matriz de procurar um distribuidor oficial para o Brasil, onde a Estrela foi a grande escolhida.

Em 2004, a LEGO decidiu trocar o distribuidor no Brasil, passando a licença para o Grupo M.Cassab, que cuida da marca desde então.

Em 2010 foi aberta a primeira loja própria LEGO no Brasil, no Shopping Cidade Jardim em São Paulo.

Para mais dicas como essa , CURTA nossa página no FACEBOOK.