casadopovoantiquario

Não é de hoje que os vídeo games são queridos no mundo inteiro. A história dos consoles vem lá de trás, e uma das principais marcas desse segmento sem dúvida foi a Atari. Que tal conhecermos um pouco mais sobre ela?

Na década de 70, a Atari estourou quando passou a produzir uma série de jogos para “árcade”. Passado algum tempo, Nolan Bushnell (Fundador da marca Atari) vendeu sua empresa para a Warner.

O primeiro console feito pela “Atari VCS” (Video Computer System) foi produzido em 1977. O preço inicial era alto demais, aproximadamente 200 dólares. Além do modelo inicial, uma sucessão de novos consoles foi lançada para tentar estabelecer uma posição segura da marca diante do segmento, até que, nos 1978 a marca lançou o Atari 2600, certamente  seu maior sucesso, o console que futuramente viraria o ícone da marca e do mundo dos Gamers.

Posteriormente a marca até que tentou criar novos consoles com mais recursos, como; Atari 5200, o modelo portátil Lynx, e o mais recente Jaguar, mas, por incrível que pareça nenhum chegou perto das vendas e do sucesso que o Atari 2600 havia chegado.

História do Atari

Atari

Nessa época centenas de empresas produziam jogos para o console 2600 da Atari, entre as produtoras podemos citar a famosa SEGA, Coleco, e a incrível Nintendo, mas estranhamente as vendas começaram a cair nos Estados Unidos entre os anos 1983 e 1984.

O modelo foi lançado no Brasil em 1983, pela marca Gradiente e se manteve como o  vídeo game mais popular até o final dos anos 80, exatamente na época em que a SEGA lançou o Master System.

Devido a grande concorrência do segmento a marca Atari passou a ter problemas financeiros. No começo dos anos 90, a empresa investiu forte no modelo Lynx, que, infelizmente não teve a mesma aceitação, já que o famoso Game Boy já estava no mercado sendo produzido pela Nintendo. Ainda no começo dos anos 90, mais precisamente em 1993, a Atari lançou o JAGUAR em uma em uma parceria com a IBM, mas devido a carência de jogos e o alto custo do aparelho, não obteve sucesso, e para piorar a situação o Nintendo 64 e o primeiro console da Sony, o Playstation já estavam no mercado.

Devido a essa grande dificuldade que a marca teve para acompanhar a evolução do mercado, a marca foi vendida para uma série de empresas de informática para a Infogrames, nos anos 2000. A partir de então, a empresa passou a usar o registro original da Atari em seus produtos, e produziu jogos de sucesso, como a série Civilization.

Para mais dicas como essa, curta nossa página no Facebook.