G.I. Tem como significado uma espécie de soldado raso. Essa expressão é originária de uma sigla que era estampada em todas as caixas com mercadorias que pertenciam ao governo americano, já o “Joe”, é como se fosse o nosso José ou simplesmente Zé, quando chamamos alguém que não sabemos o verdadeiro nome.  Ou seja, juntando os dois, podemos entender como “soldado Zé” ou simplesmente “o soldado”, um soldado qualquer.

G.I. Joe é uma franquia de Action Figures americana que foi produzida pela famosa empresa de brinquedos Hasbro.  No Brasil era conhecida  como “Falcon”, depois foi nomeada de “Comandos em Ação” que passou a ser produzida pela Estrela.

A História

A equipe nomeada de G.I. Joe tinha como objetivo defender a liberdade humana da “Organização Cobra”, uma espécie de grupo terrorista que tinha o objetivo de dominar o mundo.

Linha de Brinquedos.

Nos Estados Unidos os brinquedos foram lançados em 1964 pela fábrica Hasbro.

Os bonecos com 30 cm tiveram a produção cancelada em 1976. No Brasil, esses bonecos só chegaram em 1978 com a produção feita pela “Estrela” e só foram fabricados por seis anos, até 1984.

Em 1982 a Hasbro começou a produzir bonecos de 10 cm e incrivelmente no Brasil esses bonecos chegaram no mesmo ano em que a Estrela cancelou a produção dos bonecos maiores, em 1984.

Na década de 90, tanto a Hasbro quanto a Estrela fabricavam e vendiam ocasionalmente os bonecos de 30 cm.

Em 2002, a  fabrica brasileira de brinquedos Gulliver importou alguns produtos lançados nos EUA.

No Brasil

Foram lançados 124 bonecos no Brasil. Porém, devido a algumas variações em alguns bonecos, o número exato é duvidoso.

Por incrível que pareça, os bonecos produzidos pela “Estrela” aqui no Brasil eram compatíveis com os padrões americanos e em alguns detalhes chegavam a ser até melhores, um exemplo disso era a durabilidade das cores.  Os bonecos brasileiros raramente desbotavam já os produzidos nos EUA tinham grande sensibilidade na pigmentação, mas por outro lado, muitas pessoas reclamavam da qualidade do material brasileiro, alegando que ele era bem mmais frágil que o americano.

Por ter feito muitos bonecos exclusivos e personalizados, os bonecos brasileiros se tornaram muito famosos internacionalmente.

Apesar de não ser o boneco mais raro da linha, o boneco “O Cobra” de aço é um boneco difícil de encontrar em boas condições, e graças ao seu design se  tornou o boneco brasileiro mais conhecido mundialmente.

Sabe de mais alguma coisa interessante sobre a série? Comente!

Para mais novidades e curiosidades como essa, acompanhe nossa página no Facebook.