Se você coleciona gibis ou revistas provavelmente já se perguntou onde guardar sua coleção de uma maneira que não perca a qualidade com o tempo. Seja para guardar pelo valor afetivo ou como investimento certo? Pensando nisso vamos dar 6 dicas para você manter sua coleção em ótimo estado de conservação.

1- Tire os grampos do gibi

Com o tempo, mesmo em boa conservação, os grampos vão enferrujar e certamente irão marcar as páginas. Para que isso não aconteça, guarde seus exemplares sem grampos.

2- Não faça marcas em seus exemplares

Evite carimbar ou rabiscar as páginas ou capas dos seus exemplares, parece besteira mas isso desvaloriza muito a peça.

3- Armazenamento correto

Quando for guardar seus exemplares, guarde-os de 20 em 20 ou de 30 em 30 por embalagem, como saquinhos plásticos, que devem ficar abertos.  Para que as folhas não ressequem ou fiquem amareladas, cubra as partes que ficam expostas à luz com folhas de revistas  ou de jornal por dentro da embalagem.

4- Empilhe de maneira correta

Quando for empilhar seus exemplares limite-se a uma quantidade de até 100 exemplares quando estiverem um sobre o outro. Para que eles mantenham a forma original coloque capas e contra capas com algum material mais duro do que o papel, como papelão, por exemplo.
5- Disposição no armazenamento

Faça blocos na horizontal, em prateleiras abertas de janelas e paredes, não guarde-os em  ambientes úmidos e com muita exposição ao sol. Faça a limpezas das embalagens semanalmente ou a cada 15 dias.
6- Conservação do ambiente

Manter a conservação do ambiente é muito importante para preservar os materiais que protegem seus exemplares. Um dos grande problemas são os insetos, para ajudar a mantê-longe das embalagens coloque saquinhos com pimenta-do-reino em grãos no chão ou de baixo das prateleiras onde estão sua coleção. O cheiro ajuda a afastar os insetos, contra a umidade, use naftalina, por exemplo.

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!